Uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos aponta que o fluxo de água na bacia do rio São Francisco caiu 35% no último meio século.
Se já não bastasse os muitos anos de degradação com corte de matas ciliares e despejo de esgoto nas águas do Velho Chico, estudo realizado por pesquisadores do National Center for Atmospheric Research (NCAR) e publicado pela Sociedade Meteorológica Americana, aponta o famoso fenômeno climático El Niño com um dos maiores vilões na redução do fluxo das águas do São Francisco.
Os cientistas analisaram dados coletados entre 1948 e 2004 nos 925 maiores rios do planeta, e concluíram que vários rios de algumas das regiões mais populosas estão perdendo água.
Segundo o cientista Aiguo Dai, o líder da pesquisa, essa queda assustadora do volume do Velho Chico se deu principalmente em função da mudanças na quantidade de chuvas na região da bacia, provocadas pelo El Niño, que consiste em um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico e que afeta o clima da região e do planeta.
Outro lado
A pesquisa realizada NCAR é questionada pelo pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação João Nabuco, João Suassuna, em artigo publicado pelo Portal Eco Debate.
Baseado em estudos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Agência Nacional das Águas (ANA), Suassuna questiona os números da pesquisa norte-americana, mas ressalta que todos os estudos apresentados mostram sim que existe uma redução do volume das águas do Velho Chico.
Fontes da matéria: sites da BBC Brasil e Eco Debate
Crédito da foto: Site BBC Brasil
Leia a matéria completa no site da BBC Brasil
Leia o artigo de João Suassuna no portal Eco Debate
terça-feira, 23 de junho de 2009
Pesquisa aponta queda de 35% no volume de água do São Francisco em 50 anos
Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco contrapõe estudo de instituto norte-americano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário