quarta-feira, 22 de julho de 2009

A mais espetacular romaria do Brasil



A motivação religiosa tem nas romarias um dos principais eventos coletivos no Brasil. Conhecidas nacionalmente estão as romarias de Aparecida do Norte/SP e de Juazeiro do Norte/CE, terra de devoção a Padre Cícero.

Já as romarias a Bom Jesus da Lapa/BA têm o mesmo grau de grandiosidade, mas é pouca conhecida fora do Nordeste.

Localizada no sertão baiano, a cidade de Bom Jesus da Lapa chega a receber 2 milhões de romeiros ao ano. Já na Festa do Bom Jesus, comemorada no dia 06 de agosto, são quase 500 mil devotos visitando o mais espetacular santuário de todo o País.

O santuário do Bom Jesus da Lapa se localiza às margens do rio São Francisco. Formado por um gigantesco maciço calcário, de 90 metros de altura, e recortado por uma infinidade de galerias e grutas naturais, de até 50 metros de comprimento e sete de altura.

É nesta obra estupenda da natureza, descoberta em 1691 pelo português Francisco Mendonça Mar, que são rezadas missas, novenas e onde os milhares de romeiros deixam seus ex-votos, pagamentos de promessas e pedidos aos santos.

O pagamento de promessas em cabaças é outra tradição da romaria de Bom Jesus da Lapa que a torna infinitamente mais mágica do que Aparecida do Norte ou Juazeiro do Norte.

Durante os três séculos de história da gruta e da festa do Bom Jesus, muitos devotos, pela dificuldade de locomoção, deixaram de peregrinar até a cidade do sertão baiano. A solução era colocar as ofertas – dinheiro, flores, próteses etc – dentro de cabaças e soltá-las no leito do São Francisco ou de seus afluentes.

Durante a Festa do Bom Jesus, essas cabaças que vão chegando pelas águas do Velho Chico, são retiradas e levadas para dentro do santuário. No livro Ribeira do São Francisco, de 1994, M. Cavalcanti Proença relata a tradição:

“Também os caboclos que não podem ir até Bom Jesus da Lapa, colocam as suas oferendas em cabaças que largam de rio abaixo e estas vão ter ao seu destino, havendo ficado célebre uma enviada por um italiano com uma cara e sete mil e seiscentos em dinheiro e que, numa violação geográfica, foi posta no rio Sapucaí, da bacia do Paraná. Pois andou de mão em mão até ser lançada no São Francisco e foi descendo, descendo, quando, ao passar em frente ao templo, derivou pelo braço que vai ao pé do santuário sendo apanhada.”

Bom Jesus da Lapa é uma das cidades do roteiro de pesquisa de Gustavo Nolasco e Leo Drumond na execução do projeto Os Chicos.

Clique aqui e saiba mais sobre a festa e o santuário do Bom Jesus


Foto: www.viarural.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-----------------------------